Translate

sexta-feira, 25 de março de 2011

A conquista da Yamazaki Nabisco Cup


Em 2003 o Urawa Red Diamonds já vinha amargurando 20 longos anos sem títulos (sem contar a conquista da JSL – Divisão 2). A última grande conquista do time havia sido a Xerox Super Cup em 1983.
Após inúmeras renovações no time, com ótimas contratações e o surgimento de jovens, e promissores, jogadores os Reds Finalmente quebraram o seu jejum sendo campeões da Yamazaki Nabisco Cup.

O POST AINDA NÃO ACABOU

A renovação da equipe
Em 2002 o Urawa Red Diamonds por pouco não acabou com a espera por títulos. Com uma bela campanha os vermelhos foram vice-campeões da Yamazaki Nabisco Cup. Porém algo faltou na equipe para que a conquista se concretizasse. Esse algo era o espírito jovem de novos craques ascendentes.
Clique para ampliar
O surgimento dos novos talentos Koji Yamase e Makoto Hasebe deu nova vida ao time, fazendo que ele se tornasse mais ágil e perigoso dando uma nova qualidade pelas laterais. As contratações dos zagueiros Ned Zelic e o russo Yuri Nikiforo fizeram que houvesse consistência na defesa.
No ataque o time possuía o brasileiro Emerson, que em parceria com Tatsuya Tanaka fez grandes jogos comandando o ataque dos Reds.
Essa nova equipe muito bem planejada e comandada pelo técnico holandês Hans Ooft possuía algo a mais que o time de 2002, possuía o espírito de um time vencedor.

Fase de Grupos
A 28ª edição da Yamazaki Nabisco Cup começou no dia 8 de março de 2003, dividido em 4 grupos. O Urawa Red Diamonds ficou no Grupo A, junto do Júbilo Iwata, Tokyo Verdy e o Vissel Kobe.
A primeira fase da copa não foi nada fácil. No primeiro jogo, no dia 3 9 de março de 2003, os Reds começaram a competição com uma derrota por 2 a 0 contra o Júbilo Iwata, jogando fora de casa.
No segundo jogo as coisas ficaram ainda piores, jogando em casa o Urawa Reds acabou perdendo de 1 a 0 para o Tokyo Verdy. Porém dia 9 de abril de 2003 apareceu o poder de reação dos Reds pela primeira vez na competição. Em uma partida apertada o Urawa Red Diamonds venceu o Vissel Kobe por 2 a 1 jogando fora de casa.
Na quarta rodada o time conseguiu apenas um empate jogando com o Júbilo Iwata pela primeira partida de volta. E cada vez mais se tornava difícil a vida do time na competição. Em julho o jogo de volta contra o Tokyo Verdy acabou em 1 a 1, deixando para última rodada a decisão de quem iria conquistar a vaga.
A última partida dos Reds válida pela fase de Grupos da Yamazaki Nabisco Cup 2003 foi o que decidiu quem iria a próxima fase. Com um sofrido 1 a 0 sobre o Vissel Kobe jogando em casa o Urawa Red Diamonds conseguiu a classificação para as quartas-de-final, ficando com os mesmo 8 pontos do Tokyo Verdy, mas com um melhor saldo de gols.

Classificação final do Grupo A

Jogando as quartas-de-final
Após a classificação sofrida na fase de grupos, os Reds iriam enfrentar o primeiro colocado do Grupo B, o FC Tokyo.
O primeiro jogo ocorreu no dia 13 agosto de 2003, no Komaba Stadium, com um público de mais de 15.360 pessoas.
Clique para ampliar
Mesmo fora de casa quem abriu o placar foi o FC Tokyo, aos 28 minutos do primeiro tempo com um gol do atacante Mitsuhiro Toda. Jogando em casa o Urawa Reds correu atrás do resultado, mas o empate só viria no segundo tempo. Aos 64 minutos Emerson empata o jogo para a alegria da torcida. O FC Tokyo não se assustou com o empate e aos 86 minutos Mitsuhiro Toda, de novo ele, faz o segundo gol do seu time, deixando os visitantes novamente a frente no placar. Porém a 1 minuto do final do jogo o meia Toru Chishima salva os Reds fazendo o gol, e selando o empate.
O segundo jogo ocorreu no Ajinomoto Stadium no dia 27 de agosto de 2003, com um público de 17.343 pagantes. Para os torcedores do Urawa Red Diamonds que haviam ficado apreensivos com o empate em casa no primeiro jogo, a partida foi um passeio. O primeiro tempo foi trancado, mas na segunda etapa, aos 60’ o craque Emerson faz o seu primeiro gol na partida. O jogo seguiu com o FC Tokyo correndo atrás, pois o resultado classificava os Reds, mas aos 89 minutos Emerson faz o seu segundo gol na partida, selando a classificação do time da cidade de Saitama.

A Semi-Final
Na semifinal o Urawa iria enfrentar o forte Shimizu S-Pulse que havia desclassificado o Gamba Osaka na fase anterior.
O primeiro jogo ocorreu no dia primeiro de outubro, no Nihondaira Sports Stadium com um público de apenas 8.000 pagantes.
Jogando fora de casa o Urawa Red Diamonds não acabou mostrando seu melhor futebol, e acabou sendo derrotado por 1 a 0 gol um gol de Ahn Jung Hwan aos 23 minutos da etapa inicial.
O futebol que os Reds não demonstraram no primeiro jogo veio acumulado para o segundo. Um público de mais de 18.400 pagantes viu o Urawa Red Diamonds destruir o Shimizu S-Pulse jogando no Komaba Stadium.
O jogo foi literalmente um passeio, Tatsuya Tanaka abriu o placar aos 26 minutos, marcando o seu segundo já aos 44 da primeira etapa. Porém o melhor ainda estava por vir na segunda etapa. Em um dia espetacular o brasileiro Emerson marcou 3 gols em menos de 10 minutos, marcando aos 54’, 57’ e 62 minutos do segundo tempo. A partida já estava decidida mas o meia Koji Yamase queria participar da festa e fez o seu aos 70’. O Shimizu S-Pulse ainda arranjou seu gol de honra aos 77’ com Tuto, mas a partida já estava definida e os Reds se classificam com uma fenomenal vitória de 6 a 1.

A grande Final
O jogo final da Yamazaki Nabisco Cup ocorreu em apenas uma partida. O jogo foi uma reedição da final de 2002, onde o Kashima Antlers se sagrou campeão, vencendo o próprio Urawa Red Diamonds.
Muita coisa estava em jogo. Os Antlers queriam o bi-campeonato consecutivo. Os Reds queriam a revanche pelo ano anterior.
Assim, no dia 3 de novembro de 2003, no Estádio Nacional de Tóquio um público de mais de 51.700 pessoas esperava um grande espetáculo. E eles realmente o tiveram.
Apenas 13 minutos após o árbitro Toru Kamikawa dar início a partida, Koji Yamase faz o primeiro gol. Finalizando de cabeça um belo cruzamento feito pela lateral direita, Koji abre o placar para os Reds.
E o jogo continuou assim até que no segundo tempo, aos 48 minutos Emerson, recebendo linda bola na entrada da área, dribla o goleiro e coloca a bola no fundo das redes, fazendo o segundo do Urawa Red Diamonds.
E o bom futebol dos Reds não parou por aí. Aos 56’ Tanaka da um belo corte e de fora da área manda uma bomba direto para o fundo das redes, sem chance para o goleiro do Kashima Antlers.
Aos 86 minutos o jogo já estava decidido, a taça garantida, mas Emerson ainda fechou a fatura com um belo gol fechando a goleada de 4 a 0 para o Urawa Reds.
Final de jogo, e após 20 anos sem títulos a conquista chega de forma avassaladora, com uma goleada implacável sobre ninguém menos que os, até então, atuais campeões da competição.

Gols da Final

Yamazaki Nabisco Cup 2003

Campeão: Urawa Red Diamonds
Vice-campeão: Kashima Antlers
Artilheiro: Emerson - 8 Gols (Urawa Red Diamonds)
MVP: Tatsuya Tanaka (Urawa Red Diamonds)

2 comentários: