Translate

História do Clube

A era Mitsubishi – Conquistas antes da J. League

O inicio
Como a maioria dos outros clubes na J.League, o Urawa Reds começou como uma equipe de uma empresa, para benefício de seus funcionários
Tudo começou em 1950 com a formação de um clube de futebol da Shin-Mitsubishi Heavy Industries, baseada em Kobe. O clube se mudou para Tóquio junto com a empresa em 1958, e em 1964 a companhia mudou seu nome para Mitsubishi Heavy Industries. Em pouco tempo, eles se tornaram uma potencia do futebol japonês, status que se manteve pelas próximas 3 décadas. Quando a JSL (Japan Soccer League) foi lançada em 1965, a Mitsubishi foi uma das oito equipes fundadoras.

Os jogos olímpicos do México em 1968
Na competição se destacaram os quatro jogadores da Mitsubishi que faziam parte da equipe titular da seleção do Japão que ganhou a medalha de bronze histórica nos Jogos Olímpicos do México em 1968, entre eles se encontravam o goleiro Kenzo Yokoyama e o meia Takaji Mori. Essa medalha foi de grande impacto para o crescimento da popularidade do futebol no Japão e ficou simbolizada pela partida entre a Mitsubishi e Yanmar no Estádio Nacional, em Tóquio. A partida ocorreu em 17 de novembro de 1968 e contou com várias estrelas olímpicas atraindo uma grande multidão de 40.000 pessoas.

A era de ouro da Mitsubishi Heavy Industries
O melhor período da Mitsubishi foi entre 1969 e 1982, quando venceu a liga 4 vezes, e ainda sendo vice em mais 6 ocasiões. Nesta mesma época eles foram campeões da Copa do Imperador em 4 temporadas. Em 1978, a Mitsubishi conquistou a primeira tríplice no Japão (a liga, a Taça do Imperador e a Copa da Liga). E foi neste mesmo período, para a Copa da Liga, que a Mitsubishi ficou conhecida como os Reds, trocando a cor azul pela vermelha, permanecendo essa a cor do clube até os dias atuais.

A Queda
A década de 1980 foi um período amargo para os torcedores dos Reds. Um dos momentos mais difíceis da equipe se deu na temporada de 1988/1989. O clube foi rebaixado para a segunda divisão no final desta temporada. Porém mesmo com a queda o gigante se reergueu, voltando a elite do futebol japonês ganhando a Segunda Divisão. O destaque desta campanha foi o jovem atacante Masahiro Fukuda, que foi de estrema importância em todas as partidas do clube.

O fim da uma era
Na temporada de 1990/1991, o clube mudou mais uma vez de nome, deixando para traz o Mitsubishi Heavy Industries e adotando o Mitsubishi Motors. Era o fim de uma era de vitórias, mas não o fim da historia, pois várias novas conquistas seriam alcançadas nesta nova jornada que viria com a J. Legue e a profissionalização do futebol no Japão, jornada que mais uma vez os Reds participaram como membros fundadores.


A Era Urawa Red Diamonds – Retorno ao topo

Com a chegada da profissionalização do futebol japonês o clube mudou de nome novamente, deixando para traz o antigo Mitsubishi e adotando definitivamente o Urawa Red Diamonds, mais conhecido atualmente como Urawa Reds.  Os Reds jogaram então pela primeira vez a J. League Yamazaki Nabisco Cup, que na realidade foi a pré J. League.

O inicio difícil
Os primeiros anos dos Reds na J. League não foram nada fáceis. Em 1993 o time teve dificuldade na preparação, com a saída dos argentinos Victor Ferreira e Marcelo Morales. O clube ainda tentou resolver as coisas com a chegada dos alemães Michael Rummenigge e Uwe Rahn no meio da temporada, mas com um histórico de diversas lesões eles não ajudaram muito e o time acabou na ultima colocação daquele ano. O lado positivo foi que os Reds levaram multidões de público em todos seus jogos em casa.

A chegada dos grandes jogadores
De 1994 à 1998 grandes jogadores estiveram no clube, o que fez com que as campanhas dos Reds se tornassem cada vez mais promissoras. Em 1994 o grande nome da equipe foi Guido Buchwald, que veio dar uma maior estabilidade na defesa. No ano de 1995 o destaque foi o atacante Fukada que foi o artilheiro do campeonato japonês com nada menos que 32 gols. Já em 1998 foi a vez de uma nova estrela brilhar, o jovem Shinji Ono que com apenas 18 anos de idade foi convocado para a seleção japonesa para participar da Copa do Mundo de 1998. O novo craque ganhou nessa temporada o premio de melhor jogador do ano.

Uma nova queda
A temporada de 1999 foi trágica para os Reds. O ano em que a J. League introduziu o formato de duas divisões foi o mesmo em que os Reds se tornaram um dos dois primeiros clubes a descer para a J2. Nesta temporada o time esteve muito desfalcado, devido a saída do seu melhor jogador, Shinji Ono (indo jogar a Copa do Mundo Sub-20 e após sofrendo uma grave lesão). Os Reds acabaram ficando em 15º lugar no geral devido ao saldo de gols. Porém essa decida até a segunda divisão não durou muito, pois em 2000 o clube conseguiu voltar a elite do futebol, apesar da temporada cansativa de 44 jogos e da corrida na reta final.

O retorno dos títulos
Após uma primeira década difícil os Diamantes Vermelhos finalmente se reergueram e com uma ótima direção o clube chegou ao seu primeiro titulo da era profissional. Em 2003 o clube foi campeão da Yamazaki Nabisco Cup, e também fez boa campanha na liga. O time que tinha grandes jogadores como Koji Yamase e Makoto Hasebe trouxe uma nova (e grande) qualidade para o time. Assim, em uma reedição da final da Yamazaki Nabisco Cup de 2002, os Reds tiveram sua revanche sobre os Antlers, vencendo por 4-0.
O ano de 2005 foi ótimo para os Reds, além do vice-campeonato da J. League o clube se tornou campeão da Emperor’s Cup, tendo como principais destaques o meia brasileiro Robson Ponte e o atacante croata Tomislav Maric.
Porém nada se compara ao ano de 2006. Dentro da era profissional do clube, foi o seu melhor ano. O time ficou entre os 8 melhores da Yamazaki Nabisco Cup e ainda se sagrou campeão da Emperor’s Cup mais uma vez. Mas o principal título do ano foi a conquista da J. League. Depois da quase conquista do ano anterior os Reds se prepararam muito bem segurando a ponta da tabela até o fim do campeonato, se tornando pela primeira vez campeão da J. League. Grandes jogadores até hoje são lembrados desta conquista, entre eles o brasileiro Washington, Túlio Tanaka e Keita Suzuki.

Os Campeões da Ásia
Com a volta de Osieck ao comando da equipe, os Reds chegaram a uma vitória histórica na AFC Champions League. Um dos destaques foi Yuki Abe que com suas grandes atuações logo se tornou indispensável para a equipe. Com a conquista da AFC os Reds se tornaram o primeiro clube japonês a jogas o Mundial de Clubes da FIFA, conseguindo uma ótima terceira colocação no campeonato. A conquista da AFC Champions League e a ótima colocação no Mundial de Clubes FIFA fizeram com que o Urawa Reds se tornasse um dos maiores times de toda a Ásia, além de fazer com que o clube ganhasse admiradores por todas as partes do mundo.